Introdu O
Em tempos passados, a mais de 100 anos atrás, era muito comum se ver veículos puxados por animais e até mesmo puxados por pessoas, dezenas de cavalos e bois dividindo ruas com pessoas.
Também era bem comum se encontrar com os dejetos desses animais introduzidos a áreas urbanas e o forte cheiro dos mesmos. Eles sim sua importância, pois eram responsáveis por toda a parte de transportes de mercadoria em geral. Eram essenciais para o comércio. Na Figura 1 e apresentada uma imagem que representa essa época.
Figura 1 – Veículos Puxados por Animais
Fonte: BLUETRAMONTANA, 2013
Com a ascensão das máquinas, graças a Revolução Industrial que teve inicio por volta de 1760, e com os olhos voltados sempre para futuro do comércio, a necessidade de se ter menos gasto e mais lucro era algo que não mudava.
Nesse ponto o custo com animais já se tornara algo inviável, então foi em 1885 que o engenheiro alemão Karl Benz criou o primeiro veículo motorizado, esse foi chamado de motorwagen (carro motorizado).
Ele possuía um motor a gasolina, possuía apenas três rodas, sistema de arranque a manivela, potência de 0,8 cavalos e podia atingir 18 km/h. Na Figura 2 e apresentada uma imagem que representa essa época. (BLUETRAMONTANA, 2013).
Figura 2 – Motorwagen (Carro Motorizado)
Fonte: BLUETRAMONTANA, 2013
O termo “cavalos de potência” foi herdado de seu antecessor, o próprio cavalo. Em 1886, Gottlieb Daimler inventou o primeiro veículo de quatro rodas com motor de combustão interna. Algum tempo depois, após a Primeira Guerra Mundial, a empresas começaram as linhas de montagem para fabricação em série, tanto Henry Ford, nos Estados Unidos da América, quanto Willian Morris, na Inglaterra, produziram modelos como: o Ford, o Morris e o Austin.
Tornando assim os automóveis mais acessíveis. Na Figura 3 e apresentada uma imagem que representa essa época. (FORD, 2013).
Figura 3 – Linha de Montagem
Fonte: FORD, 2013 O primeiro automóvel chegou ao Brasil no ano de 1893. A