Introdu O
É a ciência do trabalho que atua na prevenção dos acidentes decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais. A segurança do trabalho serve para inúmeras situações de risco passiveis de provocar acidentes. É praticada pela conscientização de empregadores e empregados em relação aos seus direitos e deveres, deve ser praticada no trabalho, na rua em casa, em todo lugar e em qualquer momento.
As empresas adotam a segurança do trabalho, por ser regida por lei, mais a uma dificuldade em aceitar as exigências cobradas, quem se manifestam geralmente são os empregados.
Existem diversas dificuldades entre elas;
A Resistencia em usar os EPI (Equipamentos de proteção individual)
O incomodo dos Equipamentos;
Mudanças de hábitos rotineiros;
A necessidade de aceitar os exames admissionais entre outros (alegam estar sadios);
Os benefícios são muitos obtidos para o bem da empresa e para o bem do funcionário.
Um bom funcionamento da empresa, e essa relação entre empresa e funcionário envolve vários fatores, um dos principais, é a Segurança do Trabalho, que pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas. E é essencial para o funcionamento da empresa e satisfação do funcionário, assim a execução do seu trabalho rende mais, pois o funcionário trabalha mais confortável, confiante e com segurança.
Então muitas das empresas oferecem alguns programas de treinamento que estão disponíveis em vários formatos para que se adequem ao orçamento do seu departamento, a estrutura organizacional e as preferências de aprendizado de seus funcionários.
Por meio dessa pesquisa, se adquire conhecimentos essenciais em um trabalho, uns dos principais pontos é a Segurança do Trabalho, caminhando assim junto com gestão de pessoas, pelo fato de desenvolver a participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários na empresa.