Introdu O
As ferramentas de corte são objetos amplamente utilizados para uma infinidade de trabalhos, sendo o seu uso imprescindível em muitos segmentos industriais. A seleção do material e a classe da ferramenta de corte são fatores importantes a serem considerados ao planejar uma operação de corte bem sucedida. O objetivo desta pesquisa é mostrar os principais materiais das ferramentas de corte existentes: aço ferramenta, aço rápido, metal duro, cerâmicas, nitreto de boro cúbico, diamante. Abordando suas características e indicações, além da geometria e do desgaste das ferramentas de corte e ferramentas utilizadas em máquinas operatrizes.
2. FERRAMENTAS DE CORTE
Ferramentas de corte são ferramentas empregadas no corte de materiais metálicos e não metálicos por desprendimento de cavaco. São constituídas de materiais com elevada dureza, o que lhes permite cortar materiais de dureza inferior.
3. MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE CORTE
As principais propriedades dos materiais de ferramentas de corte são a alta dureza, tenacidade, resistência ao desgaste, resistência à compressão, resistência ao cisalhamento, resistência ao choque térmico, resistência ao impacto, etc. Os principais materiais que constituem as ferramentas de corte são o aço carbono, aço rápido, metal duro, coronite, cerâmica, diamante e nitreto de boro cúbico.
3.1 Aço carbono
O aço carbono é um material utilizado em ferramentas como, limas, talhadeiras, raspadores, serras e também na usinagem manual. Com o intuito de melhorar sua qualidade são adicionadas à sua composição pequenas quantidades de Cr, V e W.
Não são indicados para altas produções, sendo utilizados somente para pequenas quantidades de peças. Operam em baixas velocidades de corte, pois são pouco resistentes a temperaturas de corte superiores a 250º C. Com isso são impróprios para usinar aços de alta resistência. Contudo