Introdu O
Nesse trabalho falaremos sobre teorias evolucionistas, no qual Darwin se destaca, pois formulou a teoria que é aceita pelo meio cientifico até hoje. Porém existe também as teorias criacionistas onde essa teoria gera uma constante discussão entre fé e ciência sobre como surgiu o universo e os seres vivos. Para os teólogos, os seres foram criados por Deus, ser supremo que fez seres perfeitos assim como ele.
Além disso, explicaremos sobre a “explosão Cambriana”, que seria o inicio de toda a vida no nosso planeta com animais marinhos que evoluíram em sua maioria dos formatos básicos de corpo que vemos hoje em grupos modernos Entre os organismos preservados em fósseis desse tempo há parentes de crustáceos e estrelas-do-mar, esponjas, moluscos, vermes, cordados e algas.
A evolução é o processo através do qual ocorrem mudanças e as transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.
As teorias evolutivas surgiram, destacando-se entre elas as teorias de Lamarck e de Charles Darwin. Atualmente, foi formulada a teoria sintética da evolução, também denominada darwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética, as ideias essenciais de Darwin sobre a seleção natural.
Antes que a teoria de Charles Darwin fosse aceita pelos meios científicos, a teoria aceita era de Lamarck, que baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é umas características instintiva dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo de qual Lamarck falava que a evolução surgiu de organismos mais complexos.
A seguir falaremos mais sobre o que é evolução, e explicaremos as teorias de Darwin, Lamarck, Cambriana e a do Criacionismo.