Atividades Da Professora Evelyn 1
1) como a subjetividade, individualidade, personalidade e identidade são compreendidas a partir da psicologia histórico-cultural. Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo. A individualidade se refere à herança biológica do indivíduo, sendo a base (mas não apenas ela) para o desenvolvimento da personalidade, que é o sistema psicológico integrado que possibilita a formação do eu. A identidade é compreendida como metamorfose do eu, e foi elaborada numa tentativa, no Brasil, de substituir o termo personalidade por, supostamente, estar contaminado por correntes teóricas vinculadas a práticas reacionárias dentro da psicologia.
2) A princípio, tende-se a ver a identidade como uma essência, imutável, inata ou como algo que se adquire quando criança e que se mantém, mesmo com o passar dos tempos. Mas o que ocorre, na realidade, é justamente o contrário. O homem é um ser social, interage com o mundo e vice-versa. À medida que se dá essa relação (outro e Eu), o homem sofre influências, relaciona-se com outras pessoas, adquire valores, ensinamentos, culturas, constrói a imagem de si mesmo, que será positiva ou negativa a depender do reconhecimento do outro, mas, ao mesmo tempo, influencia esse outro também. Transforma constantemente o mundo e é transformado por ele.
3) A identidade, se, de um lado, é conseqüência das relações, de outro, é condição dessas relações. Para que se concretize, a identidade precisa ser estimulada pela sociedade, reconhecida por ela; caso contrário, deixa de
4) existir.
5) O indivíduo só adquire consciência de si mesmo quando o outro o reconhece, o identifica. A influência que o outro exerce sobre o indivíduo é tão
6) poderosa, que, muitas vezes, se interioriza de tal forma aquilo que o outro nos atribui, que se acaba tornando algo seu.
3) dificultam, o questionamento e a percepção crítica.