Introdu O
No presente trabalho de pesquisa o grupo ira abordar o tema sobre pensamento político do filósofo Thomas Hobbes. Filósofo inglês do século XVII, fundador da filosofia moral e política inglesa. Nasceu em Westport, Inglaterra, a 5 de Abril de 1588, e morreu Hardwick Hall em 4 de Dezembro de 1679. Hobbes defensor do absolutismo estatal do Rei, Thomas criou uma teoria que fundamenta a necessidade de um Estado soberano como forma de manter a paz civil.
Thomas Hobbes
Homem de gabinete, estudioso, solitário e um pouco tímido. Hobees abre a serie dos representantes ingleses da filosofia política. Na sua obra filosófica estão presentes dois caracteres: o Empirismo e a Politica. A sua obra sobre a política conhece o auge em Leviathan, que aparece na altura da instauração da ditadura de Oliver Cromwell, como uma vigorosa apologia ao absolutismo do Estado.
Hobbes distingue dois estados da humanidade: o natural e o político-social. No Estado natural, segundo Hobbes, o homem goza de liberdade total, tendo todos os direitos e nenhum dever; e, por causa da sua natureza egoísta, cada um procura satisfazer os próprios instintos, sem nenhuma consideração pelos outros. Segue-se assim uma “guerra de todos contra todos”, na qual um se porta, em relação aos outros, como um verdadeiro lobo.
Para instaurar tranquilidade e necessário que a razão imponha limites a liberdade. Cientes disso, os homens fazem um “contrato social” no qual renunciam a alguns direitos, colocando-se nas mãos de um só homem, o soberano. Desta forma nasce o Estado.
Em sua construção hipotética partiu do contrário, ou seja, iniciou sua teoria a partir dos homens convivendo sem Estado, para depois justificar a necessidade dele. Esse estágio do convívio humano sem autoridade, onde tudo era de todos, recebe o nome de estado natural. As conseqüência deste estado naturalé a ameaça da manutenção da humanidade, que leva os homens a pactuarem entre si, transferindo o direito de autodefesa existente