INTRODU O Sem Capa
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
ESPAÇO, TEMPO, ORDEM DE GRANDEZA –
NÚMEROS GRANDES E PEQUENOS.
GESTAR II
CURITIBA
2014
Introdução
O surgimento dos números conforme a necessidade, e a necessidade de elaborar mais soluções em relação aos números, em proou do próprio uso que se limita a poucas representações.
O texto, “Espaço, Tempo, Ordem de Grandeza – Números grandes e pequenos”,é subdividido e três seções cada uma contendo sua especificidade e atividade para compreensão do assunto citado em cada inicio de seção que nesta tratará de representações e operações relacionadas a grandes e pequenos números. Essa unidade está separada para acompanhar e mapear o estudo com coerência.
Seção 1 (Problematização) – situação – problema relacionada á construção de um modelo para o nosso sistema planetário;
Seção 2 (Conhecimento, concretização do trabalho) – conceitos surgidos na Seção 1, como potencias positivas e negativas e cálculos com elas.
Seção 3 (Transposição didática) – desenvolvimento desses conceitos em sala de aula.
ESPAÇO, TEMPO, ORDEM DE GRANDEZA – NÚMEROS GRANDES E PEQUENOS.
Seção 1
Resolução de situação-problema: planejamento de modelos para realidade de grandes proporções – Escalas e representações adequadas de grandes números.
A Seção 1 inicia com um breve resumo do tempo histórico e o de espaço do universo para fazer uma contextualização facilitando o entendimento de alguns fenômenos importantes que aconteceram durante esse período. Perpassando os anos antes da era cristã, relatando fatos principais que ao longo da história foram sendo criados para o uso de resolução dos problemas.
A situação-problema(proporção e medidas semelhantes): esta unidade é planejar um modelo adequado para representar o sistema solar, de modo a conservar as proporções com a realidade.
Atividades – Seção 1.
Objetivo em questão é envolver o aluno para desenvolver o