Introdu Ao
RAFAEL ARAUJO,
RODRIGO SERRA,
NAERTHON GUEDELHO,
ALEPH MELLO
Efeitos Especiais
PARNAIBA-PI
2015
Sumário
Resumo 3
1 Introdução 4
2 Origem do cinema e dos efeitos especiais 4
2.1 Cinema 4
2.2 efeitos especiais 5
2.3 Avanços da tecnologia dos efeitos 7
3 criação do curta metragem e metodologia 9
3.1 equipamentos 9
3.2 aplicações dos efeitos visuais 9
3.1 Chroma key 9
2.2 Máscaras 10
3.3 keyframe 11
4 Conclusão 12
Referencias 13
Anexos 14
Anexo A – Roteiro 14
Anexo B – Story Board 22
Resumo
Este estudo fará uma breve introdução aos efeitos especiais e as possibilidades que eles trouxeram para a indústria cinematográfica, dessa forma, são objetos de pesquisa seus conceitos, sua historia, e a aplicação dos efeitos especiais nas produções cinematográficas bem como conseguir demonstrar tais técnicas aplicadas a produção de um filme curta metragem. O método de estudo será baseado na pesquisa bibliográfica para obtenção dos conceitos referentes aos efeitos especiais, além da sintetização destes efeitos através de computador. O objetivo deste estudo é apresentar um panorama dos efeitos especiais na produção de filmes
1 Introdução
O objetivo central deste estudo é apresentar de maneira pratica o que é possível fazer com a utilização de efeitos especiais pela produção de um filme onde serão inseridas varias técnicas de efeitos especiais.
A primeira parte trata sobre como surgiu o cinema através das pesquisas de Thomas Edison e dos irmãos Lumiére e como surgiram os efeitos especiais através da criatividade de Georges Méliès.
A segunda parte se refere à parte pratica com a elaboração do filme onde serão apresentados os equipamentos envolvidos na produção, assim como os softwares e técnicas empregadas.
É importante ressaltar que existem dois tipos básicos de efeitos especiais: os efeitos visuais que são os efeitos onde a imagem é manipulada após a captura, e os efeitos mecânicos que são aqueles