12 Exerc c o de Sapatas
Conforme artigo publicado na Revista Tecnologia no 9 e no 10 ("A FLEXÃO NORMAL COMPOSTA E SEUS CASOS PARTICULARES") do mesmo autor, o problema pode ser resolvido como um caso de flexão normal simples com armadura simples, usando as mesmas fórmulas e considerações do citado artigo, já que no mesmo, a formulação proposta ser genérica, senão vejamos.
- Seção genérica:
Seja a seção genérica da figura 4:
Fig. 4
- Fórmulas:
As equações que resolvem o problema são as seguintes:
(38)
(39) onde: ;
;
;
A equação (38) fornece a taxa de armadura r e a equação (39) fornece a posição da linha neutra x. A dedução das equações e o significado das variáveis está explicado no artigo original citado anteriormente no item anterior. Observe que as equações (38) e (39) são respectivamente as equações (8) e (11) do referido artigo.
- Solução:
A solução do problema consiste em resolver a equação (39). Como a solução analítica para se achar (posição relativa da linha neutra) ou é algebricamente complicado, a dificuldade é contornada com o cálculo por tentativas, ou seja, fixa-se um valor para ax e verifica-se se os valores de y e satisfazem a equação de equilíbrio (39); caso contrário, repete-se a tentativa para outro ax. Satisfeita a equação (39), o valor de r será dado por (38) com os valores de y e correspondentes ao ax correto.
- Casos:
I)
Teremos:
Fig. 5
(40)
(41)
(42)
(43)