Introdu Ao E Revisao De Literatura
1 INTRODUÇÃO
No cenário mundial, atualmente a China é um país que está em grande evidência. Podemos acompanhar, a todo o momento e em vários meios de comunicação, notícias sobre seu regime político, desigualdades sociais e principalmente sobre seu desenvolvimento econômico. Os indicadores desse país demonstram elevados índices de crescimento do produto interno bruto (PIB) e além disso também demonstram baixos índices de inflação.
Estudos nessa área atribuem várias justificativas para tal crescimento, como por exemplo: abertura do mercado para investimento estrangeiro em âmbito comercial e financeiro, baixo nível de endividamento externo, estabilidade cambial, políticas que facilitam as exportações, entre outras. Tendo em vista a facilidade para se estabelecer no país, a mão-de-obra de baixo custo e também as políticas propícias para a exportação de seus produtos, as grandes organizações que se encontravam nos chamados “países desenvolvidos” e que observavam seus custos de produção cada vez maiores, pelas exigências de legislação e até mesmo pelo grau de instrução de seus funcionários, encontraram na China uma alternativa para redução desses custos de produção. Essa movimentação das grandes corporações auxiliou no desenvolvimento da industria chinesa.
Devido a planos governamentais de incentivo e crédito imobiliário e com forte investimento privado, o mercado da construção no Brasil apresenta sólidas taxas de crescimento. Com essa expansão e também com uma política cambial que não favorece a exportação, a indústria nacional de materiais de construção está voltada para o mercado interno.
Atualmente no Brasil muitos produtos adquiridos são fabricados na
China. No mercado da construção civil no Rio Grande do Sul isso não é diferente, os produtos chineses estão entre os importados mais populares, a todo o momento nos deparamos com materiais como revestimentos, louças e metais sanitários, insumos para fabricação de portas e janelas, tubos e conexões, etc.
4
As