Intimidade
Indice
Introdução 3
Intimidade
Características da Intimidade 4 Dimensões da Intimidade 4 Intimidade Física vs. Intimidade Emocional 5 Importância da intimidade 5 Construção da Intimidade 6 Barreiras à troca de intimidade 6 Teoria de Guiddens 7 Intimidade em Crianças 8 Intimidade em Adolescentes 8 Intimidade em Adultos 9 Intimidade e processos sociais 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
Ao fazer uma análise da sociedade, reparamos que muito se tem vindo a discutir sobre as relações interpessoais e a importância da intimidade como processo de socialização nas relações que, naturalmente, estabelecemos. Contudo, temas como este que vamos abordar ao longo do trabalho são ainda vistos como tabu. Apesar de toda a gente salientar a importância destes, a verdade é que são poucos os que se predestinam a discutir e reflectir sobre estes mesmos. Assim, este foi o principal motivo que nos conduziu à escolha do tema.
Antes de iniciar a abordagem ao desenvolvimento da temática, é necessário entender, antes de mais, que todas as relações e todas as interacções entre seres humanos não são feitas somente pela necessidade de transmissão de cultura e de influências, mas sobretudo pelo interesse e pela partilha de intimidade. Assim sendo, em todos os momentos de comunicação, sentimentos e emoção estão sempre presentes.
Posto isto, iremos abordar como a intimidade se desenvolve no ciclo do ser humano e impacto que estas têm nas relações pessoais dada a sua importância. Do mesmo modo, pretendemos identificar as principais barreiras na construção desta e entendê-la como processo fundamental na nossa socialização.
Intimidade A palavra intimidade significa "secreto" ou "o mais interior" e abrange a proximidade que criamos em relação aos outros, seja ela emocional ou física. Muitas vezes, a definição desta abarca sentimentos