intervenções de proteção ao desenvolvimento inicial de recém-nascidos pré-termo
Em geral, o cuidado com recém-nascidos (RN) pré-termo se inicia no contexto hospitalar de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), onde há todo um aparato para garantir a segurança deste RN, porém os procedimentos realizados neste não estão isentos de causar dor, estresse e desconforto. Em meados de 1980, Als desenvolveu o Neonatal Individualized Developmental Care and Assessment Program (NIDCAP), que visa modificar positivamente o ambiente das unidades de terapia intensiva. Mudanças essas como: redução da luminosidade, ruído e manuseio, além de promover períodos de descanso para o recém-nascido, a fim de diminuir o alto nível de estresse ambiental.
Segundo os pesquisadores, foram encontrados artigos que trazem como resultados os benefícios da utilização do NIDCAP, os RNs submetidos a ele mostraram resultados clínicos e neurodesenvolvimento positivos, além de redução no tempo de internação e dos custos hospitalares. Os autores tiveram por objetivo neste estudo, realizar uma análise crítica de ensaios clínicos randomizados e controlados publicados em periódicos indexados nos anos subsequentes à publicação desses dois estudos de revisão, a fim de avaliar evidências científicas recentes sobre a eficácia do Cuidado ao Desenvolvimento direcionado aos recém-nascidos pré-termo.
Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, selecionando artigos que atendessem ao objetivo do estudo. As pesquisadoras utilizaram como descritores, “Developmental Care” “Cuidado Desenvolvimental AND Neonate”, “Neonato”. No período de janeiro de 2002 a abril de 2009. Após a seleção dos artigos os autores agruparam-nos em 3 grupos, sendo eles: NIDCAP realizado no período neonatal, NIDCAP realizado no período neonatal com seguimento na fase pós-alta, Outras intervenções