Metodologia Foucaultiana
Metodologia Foucaultiana
Nova Andradina 2014
Michel Foucault
Michel Foucault nasceu em Poitiers, na França, em 1926. Nascido de uma família abastada voltada à área de medicina Começou seus estudos em Lycée Henri-IV continuando na École Normale Superieure, em Paris, onde estudou psicologia e filosofia Nessa época conheceu o partido comunista e iniciou suas pesquisas sobre metodologia, após uma internação em manicômio por ter tentado suicídio Nesta época esteve analisando de perto como eram tratados os pacientes e estudou grandes filósofos como Platão, Karl Marx, Sigmund Freud, Fridrich Nietzche, que como eles eram preocupados com os métodos e a forma de construção do pensamento humano.
Obteve o diploma em psicopatologia em 1952, passando a lecionar na Universidade de Lille. Dois anos depois, publicou o primeiro livro, Doença Mental e Personalidade. Defendendo sua tese em 1961, na Universidade de Sorbonne, que deu origem ao Livro “A História da Loucura”. Fez parte do conselho editorial da revista Critique entre 1963 a 1977.
Em meados de 1960 sua obra começou a repercutir fora dos círculos acadêmicos. Lecionou na Universidade Vincennes e no Collège de France, na cadeira de história. Fazia muitas pesquisas e passava muito tempo no exterior. A partir dos anos 1970, militou no Grupo de Informações sobre Prisões. Entre suas principais obras estão História da Sexualidade e Vigiar e Punir. Foucault morreu de AIDS, em 1984.
Foucault, o Método Histórico-Filosófico de Pesquisa e sua Contribuição para a Metodologia Científica das Ciências Humanas.
Foucault queria alargar as formas de “obtenção” do conhecimento e não censurá-las apenas por meio de métodos científicos, assim como pensavam os positivistas, pois esses mesmos métodos científicos estavam atrelados à soberba burguesa e à detenção do poder.
Nesse sentido, a pesquisa deve colocar o conhecimento e os saberes produzidos