esporte e educaçao
Organização das Nações Unidas e logo após a Segunda Guerra Mundial, 10 de dezembro de 1948, teve a finalidade de ressaltar a imprescindível ação da Humanidade de cuidar dos direitos humanos, quando o conceito de cidadania passou a compreender conjuntamente direitos e deveres.
Onde em seus dois primeiros artigos dizia: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Com base neste importante documento e em várias outras considerações internacionais foi desenvolvido e divulgado a Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da
UNESCO (Organização das Nações Unidas pela Educação, a ciência e a Cultura) em
1978.
Esta carta aponta alguns dos pontos que foram levados em consideração para seu desenvolvimento, como: se esta consciente de que uma das condições essenciais para o exercício efetivo dos direitos humanos consiste em que as pessoas sejam livres para desenvolver e preservar suas aptidões físicas, intelectuais e morais, e que, consequentemente, o acesso à educação física e ao esporte deve ser assegurado e garantido a todos.
Consciente de que preservar e desenvolver as aptidões físicas, intelectuais e morais do ser humano melhora a qualidade de vida nos âmbitos nacional e internacional, acreditando que a educação física e o esporte devem contribuir de forma mais efetiva para inculcar os valores humanos fundamentais subjacentes ao pleno desenvolvimento dos povos.
Ressalta-se ainda que, nesse sentido, a educação física e o esporte devem