Educação física e esporte
A Educação Física expressa-se, na prática, em estudos e atividades de aperfeiçoamento do viver saudável em seres humanos. Seus pilares de sustentação passam por intencionalidade pedagógica entranhada na promoção de mais qualidade desse ser e viver humano saudável. Assim, a Educação Física em todas as suas nuances de expressão, na prática profissional, lida diretamente com seres humanos.
O esporte é um conjunto de exercícios físicos que se apresentam sob a forma de jogos individuais ou coletivos, cuja prática obedece a certas regras precisas e sem fim utilitário imediato; desporto: o esporte aperfeiçoa as qualidades físicas do homem.
Educação Física e Esporte
Educação Física é um termo usado para designar o conjunto de atividades físicas e esportes com fins recreativos, ou seja, não competitivo. É praticada no ambiente escolar, pois se trata de uma disciplina, estando assim ligada ao campo acadêmico.
A Educação Física na escola é responsável, dentre muitos aspectos, pelo desenvolvimento motor das crianças. Vale ressaltar também a importância do exercício físico para a saúde, uma vez que combate ao sedentarismo, obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
A grande diferença entre Educação Física e esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades organizadas.
Esta diferença é muito importante, pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinônimas. Educação Física é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico. É também o conjunto de atividades físicas não competitivas, que fundamenta a correta prática destas atividades. Esporte é uma atividade física que, geralmente, envolve a competição, exemplo: futebol profissional.
Contexto Histórico
Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto