Intervenção psicopedagógica
GEOVANA CHEVBOTOER
A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E A PARCERIA DOS PROFESSORES FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
QUEDAS DO IGUAÇU 2009.
6
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
GEOVANA CHEVBOTOER
A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E A PARCERIA DOS PROFESSORES FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Monografia apresentada a Instituição FACINTER, Curso de Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação PósGraduação Latu Sensu na Modalidade a Distância – Edição 2008/2009 – Núcleo Epistemológico – Fase A. Curso Psicopedagogia.
QUEDAS DO IGUAÇU 2009.
7
AGRADECIMENTOS
Todo o agradecimento é sempre especial ...
Agradecemos: “A Deus pelo Dom, Aos pais pela vida. A vida pela dor e delícia, A dor pelo aprendizado e A delícia pela recompensa”.
Aos professores pela atenção e colaboração na realização deste trabalho. Aos nossos colegas de Curso. Encontros não ocorrem por acaso. Por fim agradecemos a todos aqueles que pelo simples fato de terem passado por nossas vidas de certa forma nos modificaram.
8
RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre aspectos relativos às dificuldades de aprendizagem, bem como a importância da Psicopedagogia em estabelecer diretrizes para a resolução dessas dificuldades e a responsabilidade do educador em proporcionar o bom desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem. Abordando questões que envolvem alunos com dificuldades de aprendizagem, como também analisar o trabalho do psicopedagogo em parceria com o professor. Para reconhecer em uma criança a dificuldade de aprendizagem, se faz necessário primeiramente entender o que é aprendizagem e quais os fatores que nela interferem. A aprendizagem é um processo complexo que se realiza no interior do indivíduo e se manifesta em uma mudança de comportamento. Para se estabelecer se houve ou não aprendizagem é preciso que as mudanças ocorridas sejam relativamente