Diagnóstico e intervenção psicopedagógica
Trabalho de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica
São Paulo
2008
O trabalho de avaliação com o paciente L. foi realizado entre os dias 13 de março e 30 de abril de 2008 no Lar Escola São Francisco (LESF).
A etapas para o diagnóstico foram: - Leitura de prontuário - Anamnese - Avaliação psicomotora - Provas projetivas - Avaliação de leitura e escrita - Avaliação de raciocínio lógico – matemático - Provas Piagetianas – diagnóstico operatório
O prontuário do paciente consta o diagnóstico, avaliações de outras especialidades como a da psicomotora com a fisioterapeuta.
Nosso paciente tem 13 anos, nasceu no dia 16 de setembro de 1994, freqüenta a 4 ª série numa Escola Estadual, mora com os pais, tem cinco irmãos (Cícera, Cecília, Maria das Graças, Edmilson e Marilene) e é de São Paulo.
A mãe tem 59 anos, estudou até a quarta série do E.F. e é dona de casa. O pai tem 54 anos, estudou até a 1 ª do E. F. e faz bicos.
O diagnóstico de L é: Paralisia Cerebral (PC), catarata congênita no olho esquerdo. A habilidade visual monocular (um olho só) dificulta a visão, comprometendo a visualização de determinadas imagens. Não há recursos para recuperar a visão do olho esquerdo, logo não há necessidade de usar óculos.
ANAMNESE
* GRAVIDEZ E PARTO
A gravidez não foi planejada, fez pré-natal, mas durante a gravidez teve problema de pressão alta. L. nasceu de oito meses, o parto foi de cesariana, não chorou ao nascer, apresentou anoxia, cardiopatia, diabetes avançada e ficou 25 dias na incubadora sendo alimentado por sonda nasogástrica. L. não mamou no peito, pois a mãe apresentou algumas complicações e precisou ser submetida a uma