Christoph türcke
- Por que razão Türcke faz essa afirmação? Explique
Türcke afirma que a sociedade contemporânea vive um momento de ‘ bombardeio ‘ estético que leva o individuo a pensar passivamente ( entrando em piloto-automático) e recebendo ideologias prontas sem uma reflexão própria. É inevitável um controle interno para vivenciar a sensibilidade humana em sua plenitude e Türcke cria um verdadeiro alarde para os rumos que a sociedade atual vive, onde um ser pode existir por uma vida toda e não refletir sobre a profundidade de si mesmo.
2. No texto (entrevista) “Sociedade excitada – Filosofia da sensação”, Christoph Türcke afirma:
“O problema é o dia a dia. Trata-se de um conteúdo manifesto de sonho que é sonhado por uma grande máquina. Ela substitui os sonhos das próprias pessoas, fornecendo-os prontos, como se eles fossem comida encontrada no supermercado”.
- O que Türcke quis dizer com isso? Explique
O ‘ individuo-pessoal ‘ que outrora era construído através de experiências e vivências únicas e que condiziam com sua personalidade, hoje seguem um rumo ditado pela mídia através de efeitos estéticos de sociedade, estes conceitos lançados de forma cultural e sócio participativas causam uma desestruturação do ‘ ser ‘ na sociedade, esse efeito é tão massacrante e seus efeitos tão profundos que causa dúvida na classe psicanalista em como tratar. De modo geral, Türcke, afirma que nós não somos mais um reflexo de nós mesmos e sim um projeto montado parte-a-parte pela classe dominante.
3. Relacione o Vídeo:
“Criança: a alma do Negócio” com as ideias apresentadas nos textos de Türcke.
- No texto refletir sobre: Sociedade de consumo e mídias; Mídias e sensibilidade;
- Por que Türcke defende a ideia que “é preciso se concentrar em si mesmo”?
- Relacione essas questões com o vídeo “Criança: A alma do Negócio”