barjas
Introdução:
O projeto ‘Prefeitos Paulistas’ nasceu pensando em fazer uma relação da biografia pessoal para com o histórico político analisando os estilos de gestão dos prefeitos dos municípios do Estado de São Paulo. O projeto propõe um maior conhecimento em relação a vida do prefeito fazendo uma coleta de material apresentando a trajetória pessoal e política do entrevistado. As entrevistas são feitas no auditório da universidade e abertas para toda a comunidade acadêmica. É um projeto iniciado na UNESP, porém hoje em dia já é consolidado na UNICAMP e na USP.
O projeto visa conhecer as biografias dos gestores públicos municipais, sem quaisquer pretensões políticas, mais sim apresentar a individualidade de cada prefeito em sua trajetória profissional.
O resultado obtido pelo projeto é a aproximação da comunidade-universidade com a gestão de nossos municípios, proporcionando um espaço maior para se refletir sobre valores e princípios que com o cotidiano ficam a sombra de uma personalidade estritamente profissional.
Pelo fato de o cargo de prefeito ser um cargo eletivo, o prefeito necessita de uma imagem concisa e aceitável pela sociedade, o que pode gerar neste sentido, uma criação de máscaras para que eles possam se adequar a essa situação. Por ser uma figura publica, sua vida particular se torna visível, e por muitas vezes ele pode ser avaliado pelos seus atos e até por boatos gerados para a população.
As entrevistas concedidas acabam se tornando em um acervo riquíssimo para analises do comportamento e das biografias de pessoas publicas, já que isso é um fator determinante na administração publica, pois seus atos políticos ou o clima organizacional gerado por eles refletem diretamente em sua gestão.
Deste modo, teorias estudadas no curso podem ser notadas no projeto, como por exemplo a Teoria da Identidade, bem como as análises de Hannah