Roberto millan
ARQUITETO CARLOS BARJAS MILLÁN
JOINVILLE, SETEMBRO DE 2011.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo abordar informações técnicas, juntamente com fotos e desenhos feitos pelo arquiteto Carlos Barjas Millan, da Residência Roberto Millan. A partir do banco de dados coletados sobre o projeto, é possível ter uma melhor compreensão e um instrumento de pesquisa detalhada sobre o mesmo, levando em conta que informações sobre sua carreira e seus projetos arquitetônicos são pequenas e pouco detalhadas.
• Residência Roberto Millan (1960), São Paulo-SP Arquiteto Carlos Barjas Millán
Histórico
A Residência Roberto Millan foi um projeto do arquiteto Carlos Barjas Millan para seu irmão mais velho, e pela primeira vez o arquiteto utiliza pouca variedade de materiais e usa elementos de desenho simples, porém com detalhamento técnico refinado, como o conjunto de detalhes construtivos e soluções funcionais. Este projeto recebeu a Menção Honrosa na categoria Habitação Individual da VI Bienal de São Paulo em 1961.
Implantação
A casa, de 370m² de área construída, está locada mais próxima do limite sudeste de um lote plano de esquina de 760m² em um bairro estritamente residencial.
Insolação e ventilação
Para amenizar a forte insolação nordeste e criar uma interação entre exterior e interior, é notável a faixa criada na disposição dos espaços do pavimento superior pelos estúdios e pela varanda aberta, que termina na escada comunicando o andar superior ao jardim no térreo. Os dormitórios são separados da área envidraçada por portas de venezianas de correr, que no inverno transmitem o calor proveniente da insolação da área envidraçada e, no verão, com os caixilhos abertos, os dormitórios ventilados pelas venezianas ficam ventilados. A cozinha em de forma linear possui duas faixas de vidro que garantem a iluminação natural.
Usos e funções
O programa de necessidades da residência solicitava