Economia
ECONOMIA – FUNDAMENTOS ECONÔMICOS
ETAPA N° 1
Introdução: Nos estudos realizados em equipe, foram abordados os conceitos e exemplos de casos reais: Curva de possibilidade de produção, custo de oportunidade, produto elástico e produto inelástico, como podem ser utilizados por empresas ou organizações e conclusão.
Desenvolvimento:
CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO (CPP)
A curva de possibilidade de produção (CPP) é uma representação gráfica das escolhas que podem ser feitas no âmbito da produção com os recursos disponíveis. Para que possamos representar uma curva de possibilidades de produção é preciso admitir as seguintes hipóteses básicas:
1) A quantidade de recursos existentes é fixa durante o tempo de análise.
2) Todos os recursos de produção (terra, trabalho e capital) estão empregados na produção.
3) O nível tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém-se constante.
Em um supermercado a milhares de produtos, as escolhas que enfrentamos são complexas. Para ver o problema na forma mais simples, considerando os produtos peixe e carne bovina. Se o mercado decidir expor mais peixe devido à quaresma reorientarmos nossos esforços neste sentido, então não poderemos expor tanta carne bovina, pois se trata de período de sazonalidade. Vejamos esta questão com números.
Tabela de Possibilidades de Exposição em Módulos (Peixe versus Carne Bovina)
Opção Peixe Carne Bovina Quantidade de módulos de carne bovina sacrificados para peixe. (custo de oportunidade)
A 4 12
0
B 6 10 2
Em uma ilha de congelados temos um total de 16 módulos
GRÁFICO DA CPP.
Considere o exemplo extremo, em que quase todos os nossos módulos são utilizados na exposição de carne bovina. Neste caso, denominada opção A, são expostos quatro módulos de peixe para doze módulos de carne bovina, já em B são expostos seis módulos de peixe para dez de carne bovina.
A FORMA DA CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO: