Nenhum
Se for colocado em questão a um professor o que é o conteúdo de ensino, com certeza ele dirá que são os conhecimentos de cada matéria do currículo que é transmitida por ele aos alunos, ou seja, para ele, dar conteúdo é transmitir a matéria do livro didático. Essa não é uma idéia totalmente errada. Com isso pode-se dizer que não há um melhor aproveitamento de ambas as partes, pois o ensino torna-se mecânico, o professor passa a matéria, o aluno escuta, repete e decora o que foi transmitido, resolvendo os exercícios de classe e as tarefas de casa; aí reproduzem nas provas o que foi transmitido e começa tudo de novo.
Então os conteúdos de ensino de modo geral é o que retrata a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando em instrumentos pelos quais os alunos assimilam, compreendem e enfrentam as exigências teóricas e práticas da vida social.
Os conteúdos de ensino se compõem de quatro elementos: * Os conhecimentos sistematizados são a base da instrução e do ensino, os objetos de assimilação e meio indispensável para o desenvolvimento global da personalidade. * As habilidades são qualidades intelectuais necessárias para a atividade mental no processo de assimilação de conhecimentos. * Os hábitos são modos de agir relativamente automatizados que tornam mais eficaz o estudo ativo e independente. * As atitudes e convicções se referem a modos de agir, de sentir e de se posicionar frente a tarefas da vida social.
Para a escolha e definição dos conteúdos de ensino pode-se afirmar que é em última instância, tarefa do professor. Porém a dúvida no que escolher para melhor preparar os alunos e quais métodos e procedimentos pedagógicos usar para melhor transmissão-assimilação de conteúdos é constante e por isso existem três fontes que o professor utilizará para resolver tais questões: a primeira é a programação oficial na qual são fixados os conteúdos de cada matéria; a segunda são os