Tumulto III
E uma exposição, um panorama da produção artística de Wagner Barja, artista radicado na capital federal. Tumulto III reúne a produção do artista que sempra andou por diversos lugares, mídias e expressões artísticas.
A arte Tumulto nos mostra algo, como ja diz no nome, algo tumultuado como manifestação de um pensamento ou um sensibilidade absolutamente singular. Nos leva a pensar e refletir. São artes como forma de escrita expandida de imagens, objetos, palavras sons e toques.
Ele cria relações inesperadas entre a palavra, a imagem e o mundo, ou seja, entre as formas táteis que cruzam seu trânsito no mundo.
Ele usa vários atistas , pensadores da arte e do mundo como incentivo as suas transmissões: como Manet e Duchamp.
Suas artes mais importantes eram:
Amardilhas Semânticas: algo muito visual onde ele usa bananas e micos para formar uma palavra. Com as bananas ele formava o radical da palavra e os micos ás completavam. Exemplo: Acadêmico. Os micos estavam relacionados á sequência.
H2O Monet : no caso ele usa objetos simples para representar o movimento calmo da luz refletindo na água. Trata- se de definir um espeço tridimensional onde ele faz essas linhas pretas. O casamento de Márcia X com Marcel Duchamp: está obra mostra a junção desses dois grandes artistas, no caso um manequim usando um vestido de noiva e no lugar da cabeça um ventilador.
Quéops Brasilis : é uma pirâmide instável e frágil, onde é feita de taças de vidro. Várias taças vai sustentando uma núumero menor de taçasate chegar na taça do topo sustentatado por todas as de baixo e a única que está com um líquido vermelho e embaixo da obra tem um espelho em sua base que inverte o polígono. Isso nos mostra a divisão de classes onde um va sustentando o outro ate chegar no topo onde 1 só e sustentado por todos, mas o espelho dá uma irônia diferente. É como uma pirâmide social que lança um olhar irônico sobre o poder e termina por falar da pintura.
Jonas : ela remete à passagem