Sódio metálico
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: Química Inorgânica Prática
Prof.ª Adriana
Aluno: Júlia Bittencourt
Comportamento do sódio metálico ao ar e à água
Belo Horizonte
1º Semestre 2012
1 INTRODUÇÃO
Metais alcalinos são assim chamados porque ao reagir com a água formam bases solúveis. Todos os elementos deste grupo são sólidos à temperatura ambiente e excelentes condutores do calor e da eletricidade. Os metais alcalinos constituem a primeira coluna da tabela periódica. São todos moles, podendo ser cortados com faca. Os metais alcalinos não se encontram livres na natureza devido à sua extrema reatividade (são os mais reativos de todos os metais). Mas seus compostos existem em abundância, quer em dissolução na água do mar ou nas águas minerais, bem como também no estado sólido no solo. Possuem brilho quando recém cortados, mas se tornam logo foscos devido à rápida oxidação que sofrem quando em contato com o ar, por devem ser guardados sempre em frascos contendo óleo mineral (vaselina ou querosene isentos de enxofre).
O sódio é um elemento químico de símbolo Na (Natrium em latim), de número atômico 11 (11 prótons e 11 elétrons) e massa atômica 23u. É muito abundante na natureza, encontrado no sal marinho e no mineral halita.
2 OBJETIVO
Investigar o comportamento do sódio metálico quando exposto ao ar e à água.
3 FISPQ
Reage violentamente com a água, liberando gases extremamente inflamáveis;
Corrosivo, provoca queimaduras.
4 PRECEDIMENTO • Fragmentou-se o sódio metálico de modo a obterem-se pequenos fragmentos; • Adicionou-se um pequeno fragmento de sódio metálico a uma porção de água destilada contendo gotas de solução alcoólicas de fenolftaleína • Durante 1hora, foi exposto um pequeno fragmento de sódio metálico; • Adicionou-se um pequeno fragmento de sódio metálico a uma porção de água