sódio metálico
Historia do sódio metálico
Natrium, nome latino, fazendo alusão ao natron(minério de carbonato de sódio, hoje conhecido como trona) proveniente do vale de Natron, perto do Cairo e de Alexandria, do qual há milhares de anos se extraía o carbonato. O nome sódio origina-se de soda cáustica, substância da qual ele foi obtido por Humphry Davy em 1807, aos 28 anos de idade, ao fazer a eletrólise da soda cáustica fundida. Durante muitos anos o sódio metálico era obtido pela redução do carbonato de sódio com carbono:
Na2CO3 + 2C 2Na + 3CO
No entanto, com o barateamento da eletricidade ele passou a ser obtido pelo método original de Davy, com algumas modificações. Assim, em vez de ser usado o NaOH, hoje se eletrolisa uma mistura de NaCl com Na2CO3 ou CaCl2. Essa mistura funde a600 °C, enquanto o NaCl só funde a801 °C.
O sódio metálico é usado como agente redutor na obtenção de outros metais, como o titânio, Ti, e o zircônio, Zr, a partir dos seus cloretos ou óxidos. A indústria de borracha sintética consome uma grande quantidade de sódio, no entanto seu maior uso é na produção de peróxido de sódio, Na2O2, e cianeto de sódio, NaCN. No entanto, o uso mais popular do sódio é na fabricação de lâmpadas a vapor de sódio (amarelas), usadas para iluminação especial de ruas e estradas.
A produção mundial de sódio metálico é de ~200 mil t/ano. Os sais de sódio estão amplamente espalhados na natureza. Quando colocados no fogo, esses sais conferem à chama uma cor amarela característica dos íons de sódio que são excitados com absorção de energia e em seguida se desexcitam, emitindo luz amarela. Muitos processos dos organismos de seres vivos que envolvem membranas são controlados pelo equilíbrio relativo dos íons de sódio e potássio presentes. Existe um equilíbrio ideal; no entanto, em muitas situações é justamente o desequilíbrio desse mecanismo que causa diarreia e desidratação em indivíduos acometidos por certas doenças e distúrbios intestinais. A