INFORMÁTICA COMO INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
3534 palavras
15 páginas
INFORMÁTICA COMO INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICALilian Apª. Macedo de Souza Nunes de Araújo1
RESUMO
Este artigo tem por objetivo, destacar o uso da tecnologia como ferramenta de intervenção psicopedagógica por se tratar de um meio rico em possibilidades educacionais pela qual estão cercados e o deslumbramento que desempenha sobre as crianças e os jovens. Apresenta tal ferramenta como facilitador no processo de ensino-aprendizagem, partindo de uma visão Psicopedagógica, descrevendo como utilizar e como empregar a variedade de facetas desse instrumento proporcionando a aprendizagem e afloração da capacidade criadora e criticidade dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia. Ensino-aprendizagem. Psicopedagógica.
INTRODUÇÃO
O presente estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica.
O tema “Informática como Intervenção Psicopedagógica” foi escolhido porque grande parte dos educadores ainda enxerga o uso da tecnologia de modo pessimista, enxergando-a como oponente e sem procedimento favorável e eficaz que origine uma aprendizagem eficaz, não associando às tecnologias ao seu dia-a-dia, não tendo perceptibilidade destas transformações e destes novos ambientes educacionais, quando deveria reconfigurar seu método pedagógico respondendo as novas demandas na sala de aula.
“Não é necessário que um professor torne-se especialista em informática ou em programação. Um certo número de softwares educativos são, hoje, concebidos para permitir ao usuário que escolha os numerosos parâmetros de utilização e os conteúdos dos exercícios. [...]
O fato de não precisar ser um programador ou um analista de sistemas minucioso não significa que se possa prescindir de uma cultura informática básica e de um treino para o manejo de todos esses instrumentos. A facilidade pessoal no manejo de diversos softwares não garante uma correta aplicação para fins didáticos, mas torna isso possível.” (PERRENOUD, 1999. p. 132).
A escolha do tema sobreveio em função da necessidade que