Inclusão
O Texto A Inclusão de Surdos na Perspectiva dos Estudos Culturais tem como objetivo principal apontar os resultados do estudo feito em escolas da rede pública regular de ensino, para responder algumas questões relativas à inclusão dos surdos no ambiente escolar, também tem como objetivo analisar sob a ótica dos Estudos Culturais as concepções subjacentes à inclusão.
Não basta incluir os alunos surdos nas salas de aula junto com os alunos ouvintes se não houver um cuidado especial em promover movimentos pedagógicos curriculares na escola que de fato envolvam todos os alunos, respeitando suas diferenças. Isso sim é inclusão, todos os alunos juntos interagindo entre si, e compartilhando suas diferentes culturas.
É preciso ter uma dimensão maior na visão desta adaptação, em especial sobre a percepção dos professores envolvidos neste processo, de modo que possam proporcionar o direito da pessoa incluída o exercício da cidadania e a capacidade de se tornar crítico de acordo com a sua própria realidade.
O estudo foi realizado em três escolas da rede pública regular de ensino, sendo duas do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio, localizadas na cidade de João Pessoa – PB, onde haviam alunos surdos incluídos.
O objetivo da pesquisa foi investigar o processo de inclusão de alunos surdos.
Esse termo era designado para representar o processo educacional dos alunos especiais em escolas comuns, juntos com os “ normais “. Entendendo a integração como a ampliação da participação do sujeito nas situações comuns e a possibilidade do exercício da cidadania.. Trata-se da ação e efeito de integrar ou integrar-se. Constituir um todo, completar um todo com as partes que faltavam ou fazer com que alguém ou algo passe a pertencer a um todo.
Esse termo era usado basicamente para representar o processo educacional dos alunos especiais em escolas comuns, porém hoje sabemos que é preciso mais do que colocar esses alunos