INtervenção Psicopedagogica
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
PSICOPEDAGOGIA
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Professor:
Alunos:
Niterói – RJ 2013
Caso
Marta tem 7 anos e está no 1° ano do E.F. A professora sinaliza sua total falta de concentração e atenção às aulas, além da sua extrema agitação. Descreva, passo a passo à luz dos conhecimentos adquiridos, a possível causa desse quadro, que intervenção cabem a escola, quem participa dessas intervenções e qual será o desfecho previsto.
Descreva, passo a passo conhecimentos adquiridos, a possível causa desse quadro e que intervenções cabem à escola, quem participa dessas intervenções e qual será o desfecho previsto.
Marta está com sete anos de idade, frequenta o 1° ano do Ensino Fundamental, no período vespertino. Por conta do histórico familiar Marta vem apresentando falta de concentração, extrema agitação, além de uma expressão facial depressiva, necessitando constantemente de carinho e atenção. Marta se desloca muito na sala de aula sem justificativa aparente, principalmente durante as atividades em grupo. Nessas situações ela demonstra muita dificuldade em se concentrar na tarefa e raramente cumpre o que lhe é solicitado. Ela se comunica pouco com os colegas, é sempre convidada a participar dos grupos, além de não ir, atrapalha as atividades, pega o material dos colegas sem pedir emprestado e os joga no chão.
Preocupada com Marta, a professora conversou com a psicopedagoga e psicóloga da escola, para tentar entender o que está acontecendo, chamaram os responsáveis e em anamnese com a família (mãe e tios), a mãe relatou que teve uma gravidez complicada e que não foi planejada, assim que Marta nasceu, os pais estavam separados, o bebê morou com os avós maternos até os 2 anos. Quando os pais reataram, Marta foi