Engenharia
Tem-se dito que a história da civilização é a história da Engenharia. Certamente é verdade que civilizações altamente desenvolvidas são notadas através de suas conquistas neste ramo do conhecimento.
Ao se começar o estudo acadêmico de qualquer ramo da Engenharia, certamente recair-se-á numa questão básica: afinal, o que é Engenharia? Apesar da definição técnica ser de certa maneira simples, ainda que bastante subjetiva e ampla, tomaremos a liberdade de não enunciá-la, mas sim vislumbrar abaixo o que disseram da Engenharia algumas personalidades. Ao final, contemplaremos os principais ramos e suas aplicações.
Definições
A. M. Wellington (1887)
Seria bom se Engenharia fosse menos genericamente pensada como (...) a arte da construção. Num certo sentido, é todavia a arte de não construir (...), de fazer algo tão bem com um dólar, quanto um indivíduo obtuso pode fazer com dois de uma maneira ou outra.
S. E. Lindsay (1920)
Engenharia é a prática da aplicação segura e econômica das leis científicas que governam as forças e materiais da Natureza, através da organização, design e construção, para o benefício da humanidade.
J. A. L. Waddel, Frank W. Skinner, Wessman (1933)
Engenharia é a ciência e a arte de tratar eficientemente com materiais e forças. (...) Envolve o design e construção mais econômico (...), assegurando, quando realizado adequadamente, a combinação mais vantajosa de acuidade, segurança, durabilidade, velocidade, simplicidade, eficiência e economia possível para as condições de design e serviço.
Vanevar Bush (1939)
Engenharia, num sentido amplo, é a aplicação da ciência de maneira econômica para as necessidades da humanidade.
T. J. Hoover e J. C. L. Fish (1941)
Engenharia é a aplicação profissional e sistemática da ciência para a utilização eficiente dos recursos naturais a fim de produzir riqueza.
L. M. K. Boelter (1957)
Engenheiros participam de atividades que tornam os recursos naturais disponíveis