INTERVENÇÃO PEDAGOGICA
PEDAGOGICA NO
TRABALHO ESCOLAR E A
IMPORTANCIA DO
PRINCIPIO FLEXIBILIDADE
NO CURRICULO
Inclusão Escolar
• Há uma grande necessidade de uma nova postura pedagógica, ainda que se verifique uma certa resistência, na relação aprendizagem/desenvolvimento, tendo em conta uma maior percepção acerca das dificuldades na aprendizagem, tendo em conta que o homem é um ser único e incomparável. O princípio de inclusão
• O princípio de inclusão deve fundamentar a prática pedagógica, resgatando a possibilidade de determinados educandos que, independentemente de suas condições, têm direito às mesmas oportunidades de realização de seu potencial psicossocial. No entanto, é preciso discutir as condições institucionais, administrativas e pedagógicas que poderão ou não concretizar esse princípio no cotidiano das escolas.
Educação Especial
• Na educação especial, considerada pelo
Conselho Nacional de Educação como modalidade de educação escolar, que assegura recursos e serviços educacionais “de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais” (Brasil, 2001, 2002), a avaliação deveria assumir características diferentes,
• uma vez que a proposta é atender as necessidades específicas de cada aluno, tendo como objetivo facilitar, garantir e oferecer oportunidades de escolarização para os alunos que não acompanham, por diversas razões, o ensino comum.
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM ESCOLAR
• Um aspecto fundamental quando se fala em organização do currículo escolar é a forma como se avalia as aprendizagens que os alunos efetivam durante seu desenvolvimento. Com isso, estamos querendo dizer que currículo e avaliação da aprendizagem escolar, são faces indissociáveis de uma mesma moeda e que, portanto, ocorrem simultaneamente.
CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E
MOBILIDADE ESCOLAR
• Uma situação bastante corriqueira em nossas escolas é a mobilidade dos alunos. Quantas