Movimento LGBT
LGBT
• Antes de falarmos sobre o histórico do movimento
LGBT, é preciso entender o que é LGBT. É uma sigla que designa lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Em alguns locais no Brasil, o T, que representa a presença de travestis e transexuais no movimento, também diz respeito à transgêneros, ou seja, pessoas cuja identidade de gênero não se alinha de modo contínuo ao sexo que foi designado no nascimento (crossdressers, drag queens, transformistas, entre outros).
• Homofobia significa aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais. • O movimento em defesa dos homossexuais surgiu na Europa no século passado, tendo como bandeiras a defesa dos direitos e o respeito a homossexuais e o reconhecimento perante leis dos direitos civis. Durante a segunda guerra o Nazismo política de Hitler matou mais de 300 mil pessoas que eram gays.
• No dia 28 de junho 1969 marca a data do movimento gay pelo mundo neste dia gays que estavam no bar Stonewall na cidade de Nova York rebelaram contra a perseguição feita por policiais por causa disso o movimento o dia 28 é o dia internacional do orgulho gay e lesbico. • No Brasil o movimento organiza através do jornal lampião que surgi em 1979 o primeiro grupo de homossexuais organizados e a partir daí espalha-se pelo Brasil no ano de 1980 é realizado na cidade de são Paulo o primeiro encontro brasileiro de homossexuais ao longo dos anos o grupo de gays espalham pela America latina e ganha o mundo.
Origem
• Esse grupos de homossexuais são reuniões onde os seus membros discutem a perseguição e discriminação aos gays, além de funcionaram como grupo de apoio no processo individual de cada homossexual na conquista de sua auto-estima e divulgando meios para evitar doenças sexualmente transmissíveis.
• Desenvolver políticas para o combate a homofobia, a promoção da cidadania GLBT e diretrizes comuns que viabilizem