Intervenção Educativa Precoce
Matéria: Intervenção Educativa Precoce
Cursista: Ana Paula
“A Educação Psicomotora é um importante meio para o professor desenvolver o trabalho na escola. Podemos definir a Educação Psicomotora como a educação através do corpo em movimento, proporcionando à criança considerada “normal” o controle gradativo do corpo até o domínio dos movimentos ditos complexos.”.
( Alves, 1995)
Analisando o texto acima, justifique e exemplifique a citação “normal” no contexto do autor.
O autor define como “normais” todas as crianças, exceto as que apresentam alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas atividades típicas para a respectiva idade e contexto social ou com atraso de desenvolvimento. Citarei como exemplos dois alunos: Julia e Isabella, ambas com cinco anos. Julia é considerada “normal”, tem domínio pleno das atividades motoras conforme o esperado para sua idade, Isabella tem paralisia cerebral, apresenta dificuldades motoras, não anda e os movimentos do braço e mão também são relativamente dificultosos, porém seu cognitivo, aparentemente, não apresenta grandes alterações, entende, interage, somente não fala, mas produz sons e ouve perfeitamente, isso limita sua participação em muitas atividades, necessitando de variações, tanto de algumas atividades, quanto aos objetivos em cada uma delas.
A partir desse pressuposto, crie um circuito de psicomotricidade (3 estações) fazendo uma adaptação para uma criança que acabou de chegar com NEE.
Atividade:
Circuito de Psicomotricidade
Objetivos:
Estimular o desenvolvimento da tonicidade, lateralidade e coordenação motora global
Desenvolvimento:
As crianças devem realizar a seguinte sequencia de movimentos:
1- Passar por dentro de uma circunferência (pneu);
2- Levantar a gangorra com a mão direita e abaixar com a mão esquerda;
3- Correr seis metros
Avaliação e Observações:
Observei o desempenho das crianças em cada fase do exercício, a