Intertextualidade na Propaganda
Caroline Santana da Silva¹
RESUMO
Este artigo tem como proposta analisar a maneira como sucede a intertextualidade nas propagandas selecionadas e sua importância na produção de textos, tendo como base as concepções de Koch, Bentes e Cavalcante (2007), que focam seus estudos nos diversos gêneros textuais. Serão apresentadas a origem, definição do termo e tipos de intertextualidade existentes. Será trabalhado como a mesma aparece nas imagens da propagandas. Serão analisadas propagandas televisivas dentro do artigo, e serão também apresentadas as imagens relacionadas a cada uma, para exemplificação. Para a elaboração desse artigo foram utilizadas as instruções da professora Palmira Heine, a leitura de textos de apoio oferecidos pela mesma e de outro livro, o recurso de fontes de busca de informação tais como: internet, outros livros, artigos, os quais proporcionaram a possibilidade de discussão para o tema abordado e conhecimentos prévios. Conclui-se que a intertextualidade, através das análises feitas, traz uma reflexão sobre como o gênero da propaganda se utiliza desse recurso para se transformar num recurso de persuasão.
Palavras-chave: Intertextualidade, Propaganda, Persuasão.
¹Aluna do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), 6º semestre.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .............................................................................................................5
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..............................................................................6
1.1 ORIGEM E DEFINIÇÃO...........................................................................................6
1.2 TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE.......................................................................6
2 A INTERTEXTUALIDADE NA PROPAGANDA................................................8
3 CONSIDERAÇÕES