Intertextualidade na propaganda
Neste trabalho, a hibridização e a intertextualidade aparecem como recursos utilizados nas propagandas, tornando assim uma associação para os consumidores/telespectadores do imaginário com a realidade. Na publicidade, esse método é explícito em busca do seu público alvo objetivando o sucesso em vendas.
Fonte:http://www.adonline.com.br/ad2005/rapidinhas_detalhe.asp?id=29749 Acesso em 19 de outubro de 2012, às 09:53
Na imagem acima, temos um folder, material de publicidade da Chevrolet. A campanha, criada com o nome “O Mundo Encantado das Facilidades Chevrolet”, teve meio de veículo da informação a mídia impressa, televisiva e internet. O título desta campanha foi inspirado no filme Alice no País das Maravilhas, filme de Tim Burton, que foi inspirado no clássico da literatura infantil de mesmo nome, escrito por Lewis Carrol.
Composta por diversos vídeos e folders, a campanha foi produzida pela agência Oh!publicidade que fez uso da intertextualidade- recurso cada vez mais utilizado no meio publicitário. São apresentados personagens como: Sr° Feirão, Dona Urgência e o Sr° Zero que fazem alusão ao chapeleiro maluco, Rainha de copas e aos gêmeos TWEEDLEDEE e TWEEDLEDUM. De maneira lúdica, a Chevrolet relata que de diversas maneiras as pessoas poderão conquistar o carro zero como se estivessem num mundo encantado de facilidades. Com essa propaganda ela deseja acessar pessoas que tenham o poder aquisitivo suficiente para assumir os valores estabelecidos na imagem- a partir da classe média- e o aumento nas vendas.
O tema lúdico presente retratando os personagens de um mundo mágico, a entrada da fábrica da GM com diversos itens coloridos, flores com formatos diferentes, os automóveis e os demais elementos da imagem fazem uso de cores fortes e vibrantes transmitindo a mensagem de um mundo mágico encantando o público alvo. Conciliando a linguagem não- verbal à linguagem verbal, somamos todos os itens de um mundo mágico que