INTERTEXTUALIDADE E PROPAGANDA

552 palavras 3 páginas
INTERTEXTUALIDADE E PROPAGANDA

Através da exposição de propagandas e anúncios publicitários, ficamos diretamente em contato com inúmeros gêneros e linguagens textuais. Sendo pois os anúncios publicitários, um ponto crucial no consumo de bens e serviços. Em muitos momentos esses anúncios interfere diretamente no nosso cotidiano determinando até certos comportamentos e atitudes. Muitos dos anúncios e propagandas têm um apelo persuasivo através da intertextualidade.
O meio publicitário utiliza-se de uma linguagem que explora os meios midiáticos, de uma forma totalmente criativa com o simples objetivo de influenciar e persuadir as pessoas que serão atingidas por este anuncio. Pois, utilizam para isso linguagens do cotidiano, e materiais de aspecto cultural.
Na intertextualidade, a publicidade tem a seu favor as linguagens que surgem a cada dia, um exemplo disso, as formas utilizadas na web para ler e escrever virtualmente, que acabam passando para a vida real. Há ainda, a utilização de recursos visuais diversos: ao utilizar uma imagem e um texto, interligam a interpretação pelos sentidos. Eles se utilizam de textos não verbais e verbais, como imagens, cores, sons, etc.
No que diz respeito ao anuncio impresso do meio publicitário, este se utiliza do gênero midiático, sendo pois veiculado em meios de comunicação como jornais e revistas. Se utilizam pois de meios de intertextualidades como imagens, e palavras e citações do meio em que será veiculado. Por exemplo, fazer alusão aos contos de fada, algo tão conhecido pela maioria das pessoas que serão atingidas por essa propaganda.
A publicidade se utiliza de diferentes gêneros textuais como a citação, a alusão, estilização e paródia.
Em se tratando da citação, as propagandas tendem a utilizar de textos ou imagens vinculados a um contexto histórico, artístico ou cultural, para persuadir o público. Usar de uma caricatura de Monalisa, ou uma remontagem de Eva e Adão, detém a atenção do público para seu apelo puramente

Relacionados

  • idade media
    181240 palavras | 725 páginas