código de hamurabi
História
Professor: Rinaldo
Giovani Moraroe Giovani Moraro
Nº 18 e Nº 40
1º ano ETIM
5 das 281 leis do Código de Hamurabi:
O código foi feito em XVIII a.C, na Mesopotâmia pelo rei Hamurabi da primeira dinastia babilônica, eé baseado na antiga Lei de talião, “olho por olho, dente por dente” que diz que para cada ato fora da lei haveria uma punição, que acreditavam ser proporcional ao crime cometido. A pena de morte é a punição mais comum nas leis do código. Não havia a possibilidade de desculpas ou de desconhecimento das leis, já que eram talhadas em uma rocha e espalhados por vários locais do reino do rei, principalmente para unificar o reino por meio de um código de leis comuns.
- Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa arrombar uma casa deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.
- Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem.
- Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa.
Opinião: Muitas das leis do código de Hamurabi tem uma punição é severa(dependendo da posição social do indivíduo), demonstram o sentido de posse perante terrenos, filhos ou mulheres. Buscam de certa forma intimidar o povo com as execuções em lugares públicos, assim como as decapitações em praça pública da idade média.