Interpretação filme "a voz do coração"
É um filme emocionante, histórias humanas que abordam práticas escolares, alunos rebeldes, diretor autoritário, ou seja, um contexto escolar de violência. A trama aborda essa questão, ao apresentar a chegada de um aluno problemático à instituição. Este chega a ser acusado injustamente de furto, sendo detido. A reação, tão pregada pelo diretor da trama, muitas vezes pode ser injusta.
O professor Mathieu, recém-chegado a este lugar, surpreende-se com os métodos aplicados pelo diretor, que não se cansa de repetir sua justificativa: para toda ação, há uma reação. Isto é, a punição a indisciplinaridade ou qualquer outro tipo de fuga do padrão estabelecido era severo.
Com um olhar diferente e com muita esperança chega um professor com um sonho de mudar aquele ambiente violento e triste. Para isso ele usa a música como instrumento de estímulo para aqueles alunos mais rebeldes.
O professor assume a tarefa de ensinar música, mesmo sem concordar com os métodos que o inflexível diretor da escola insiste em impor regras muito rígidas. Então o professor disse que teria que saber reagir diante de um aluno que não o respeita. E descobrir o porquê que ele não o respeita.
Nesse momento o garoto Pierre já havia se rendido a música e mudou todo seu comportamento, prova que com dedicação, sensibilidade e amor é indicado para todos queiram entender a forma pela qual o método de ensino, e o jeito de olhar para o aluno e enxergar o que cada um tem de bom e produtivo.
O final do filme mostra os efeitos dessa educação aplicada pelo professor Mathieu e, deixa como lição que: um professor se torna inesquecível por reagir com afeto através da educação.
E se todos os professores se inspirarem nesse personagem talvez consiga obter o mesmo êxito que ele conseguiu no filme. E quem sai ganhando é o