anhanguera
'' A voz do coração'' filme de Christophe Barratier, reporta a frança da década de 40. O filme narra a historia dessas crianças órfãs, ou sem aparente futuro, que vivem em uma instituição de ensino no qual pode ser observado, não ha uma preocupação com o ensinar, naquilo que envolve uma educação que capacite os alunos a refletirem os diversos assuntos de forma critica, mudança de comportamento.
No colégio o seus métodos repressores assemelha-se a um reformatório, a voz do coração antes da chegada do professor de musica clemente mathieu é justamente o contrario, o que se verifica é uma educação repressora.
Verifica-se portanto que as experiências dos alunos naquele local é totalmente inversa, basta portanto observar o lema pelo o qual diretor Rachin se baseia ''ação e reação'' cujo lema era, “para toda ação há uma reação”, onde os internos eram tratados com muito rigor,sempre que faziam algo que estivesse em desacordo com as normas do lugar eram surrados ou levados para a solitária, como, “ para toda ação há uma reação”, as crianças se tornavam cada vez mais rebeldes e agressivos. Foi neste clima que contrataram o novo inspetor, o Sr. Clémente Mathieu, um músico que olhou para aquelas crianças de maneira diferente dos outros funcionários do lugar, olhou-os com amor e carinho, respeitando suas dificuldades e individualidades e conseguindo enxergar em cada um o que tinham de melhor. Além das aulas corriqueiras, começou a ensinar música e descobriu alguns talentos, mas, um, foi especial para ele, tratava-se do tímido, porém, muito rebelde Morhange, (Jacques Perrin), que tinha um talento nato, sua voz saía de sua alma ao cantar, ao perceber isso o Sr. Clémente, (Gérard Jugnot), começa a incentivar a mãe do garoto a procurar locais especializados para desenvolver ainda mais seu talento.Clémente, (Gérard Jugnot), acaba sendo mandado embora do internato,mas, deixa uma semente plantada no coração do garoto e de sua mãe, que seguem os