Internet Banking
Lucas Felicio Adriano lucas.f.adriano@hotmail.com Prof.ª Eliana V. Jaeger, Metodologia da Pesquisa Científica
1 INTRODUÇÃO
A tecnologia vem cada vez mais alterando o modo com que as pessoas se relacionam com os bancos. Se antes os clientes tinham a obrigação de ficar esperando na fila para pagar um simples boleto, hoje a pessoa pode realizar a mesma tarefa sem sair do conforto da sua casa.
Entretanto, para ocorrer a migração do atendimento presencial da forma tradicional para o auto atendimento eletrônico certas pontos devem ser analisados pelo cliente. Cabe a ele conhecer os serviços oferecidos da nova maneira, analisar cada um e ver os pontos positivos e negativos quanto ao seu uso.
O objetivo geral deste artigo é verificar como os clientes do Banco do Brasil veem o auto atendimento e suas opiniões sobre o mesmo. Os dados para a realização deste artigo são provenientes de uma pesquisa realizada com os professores da Escola de Educação Básica Letícia Possamai, localizada em Pouso Redondo – SC.
2 A EVOLUÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO BANCÁRIO
2.1 A TECNOLOGIA E OS BANCOS
As novas tecnologias alteram nos mais diversos meios a realidade que é vivida atualmente. Além disso, vêm sendo velozmente implantadas com o objetivo de reduzir a zero o tempo necessário para se adquirir e usar uma informação (Burke, 1997). Isso provoca uma alteração nos parâmetros de tempo e espaço das pessoas, criando um novo tipo de consumidor, que tende a sempre esperar e demandar imediata satisfação (Mckenna, 1997).
Não só na área da sociedade no geral, mas também o ambiente empresarial passa por mudanças, que vão do surgimento de novas tecnologias ou aplicações para atender o novo ambiente que se faz até o aparecimento de novas oportunidades empresariais (Albertin, 1998). Essa reviravolta na maneira de atuar das empresas, também diagnosticada por Soares e Hoppen (1997), é decorrência de todas as inovações que nascem no