Segurança em Internet Banking
(INTERNET BANKING)
Diego Henrique do Nascimento Pires
Alek Piccinin Bresciani
1. RESUMO
Esse artigo mostra de forma clara e objetiva as questões voltadas à segurança nos canais de atendimento bancário, a Internet Banking. Descreve as principais técnicas e mecanismos adotados pelas instituições bancárias.
PALAVRAS-CHAVE: Segurança, Internet Banking.
2. INTRODUÇÃO
O processo de globalização diminuiu as distâncias mundiais proporcionando uma evolução na internet nas últimas décadas. Com isso as instituições bancárias, com o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação, alcançaram um novo mercado criando acessos virtuais para facilitar e agilizar o dia a dia de seus clientes com as transações online.
O setor bancário é uma das instituições que mais investem em tecnologia para aperfeiçoar e aprimorar os processos, integrando seus clientes com a implementação de novos sistemas. Essas instituições se preocupam em asseguram a confiabilidade e privacidade das informações de seus clientes, fazendo constantes atualizações e correções nesses canais de comunicações, evitando novos ataques de hackers e softwares maliciosos.
Esse artigo tem por base mostrar como as instituições bancárias estão trabalhando para garantir, cada vez mais, a confiabilidade e privacidade da informação, bem como instruir seus clientes a adotar uma series de providencias e cuidados para que seus dados não sejam violados, durantes as transações.
3. CONCEITOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Segundo Sêmola (2003), a segurança da informação consiste em três princípios básicos:
Confidencialidade: Toda informação deve ser protegida de acordo com grau de sigilo de seu conteúdo, visando a limitação de seu acesso e uso de apenas às pessoas para quem elas são destinadas.
Integridade: Toda informação deve ser mantida na mesma condição em que foi disponibilizada pelo seu proprietário, visando protege-las contra alterações indevidas, intencionais ou acidentais.