Inclusão financerira
O setor bancário brasileiro monitora o comportamento de seus clientes para desta forma adequar sua estrutura ao aumento das necessidades por serviços financeiro, através da sofisticação e diversificação dos canais de comunicação e acesso existente hoje, o que colabora para o desenvolvimento social e inclusão financeira em diversas regiões do pais, quebrando as barreiras continentais do Brasil. Beneficiando desta forma todos os clientes com serviços de qualidade, com agilidade esperada e segurança.
Esse novo cenário traz a tecnologia como parte fundamental para inclusão financeira no setor bancário brasileiro, sendo viabilizada por canais de comunicação virtuais como: Internet Banking e Mobile Banking. Papel que antes era executado apenas por meios tradicionais - agencias, postos de atendimento e postos de autoatendimento.
Ao analisar os dados sobre contas com Internet Banking, nota-se que o crescimento anual de 20,8% nos últimos cinco anos é superior ao crescimento da população com acesso à internet, de 13,9%. Isso indica que a expansão desde canal não é resultado apenas de um processo de inclusão digital, mas também de inclusão financeira.
A medida que esse crescimento anual é, de fato, superior ao observado no número de contas corrente ativas, fica evidente a participação do Internet Banking no processo de inclusão financeira no Brasil.
Outro dado que comprova a participação do Internet Banking no processo de bancarização do Pais é o aumento de 23,7% ao ano no numero de transações feitas por esse canal. Ou seja, não só o acesso da população ao serviço tem aumentado, mas também a sua utilização: somente em 2012, as 37 milhões de contas que utilizam o recurso cerca de 14 bilhões de transações.
Isso é explicado pela maior conveniência do canal, tanto em termos de liberdade de acesso (em qualquer computador, a qualquer hora do dia), quanto em termos de custo (a maior das operações sem movimento realizadas não é