Segurança da Informação em Internet Banking no Brasil
Resumo. Devido ao avanço tecnológico das últimas décadas e a popularização da internet e dos computadores pessoais, o setor bancário precisou se adaptar e oferecer soluções atrativas para os clientes, uma delas foi o Internet Banking. O canal por permitir transações pela internet apresenta riscos de incidentes de Segurança da Informação, por isso é necessária que a gestão da Segurança da Informação pelos bancos seja bem estruturada e eficaz. Esse artigo aborda o tema a partir de bibliografias já publicadas sobre o assunto, buscando a análise e conhecimento dos estudos de casos do Brasil.
1. Introdução
O setor bancário é responsável por grande parte dos investimentos e pelo desenvolvimento da tecnologia no Brasil. Os primeiros computadores utilizados por bancos no Brasil foram importados no inicio dos anos 60, sendo que o pioneiro foi o Bradesco, que instalou seu primeiro computador em 1962. Os projetos de automação de operações bancárias começaram a surgir, o objetivo era a agilidade e economia na execução das operações.
O aumento dos investimentos dos bancos no mercado de tecnologia se deve principalmente as reformas sofridas pelo setor bancário no governo militar. Em 1974 surgiu o II PND (Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento) que determinava que o mercado brasileiro fosse o criador das tecnologias utilizadas no país gerando uma indústria de produção de computadores. A partir de 1975, as regras sobre o controle de importação de tecnologias se tornaram mais rígidas obrigando o mercado brasileiro a se adaptar as tecnologias fabricadas nacionalmente. (DINIZ, 2004)
Com o fim do governo militar e a redução da inflação, os bancos precisaram revisar suas estratégias para se adaptar a um cenário de baixa inflação. Os sistemas de automação precisavam reduzir ao máximo os custos das transações e os tempos de execução para que a tecnologia se tornasse um diferencial.
Os canais de atendimento