Soluções voltadas para o banco do futuro
Os diversos canais de atendimento e as tecnologias usadas para proporcionar segurança para as instituições e aos usuários têm apresentado números com evolução considerável. Uma recente pesquisa da FEBRABAN, junto a 16 principais instituições financeiras do Brasil, apontou que as despesas e investimentos dos bancos em tecnologia, em 2011, chegaram ao valor de R$ 18 bilhões (MOTA, 2012).
Os investimentos em tecnologias de segurança buscam evitar acessos indevidos a contas bancárias, reduzir a ocorrência de fraudes e furtos/roubos, e vão desde ferramentas de reconhecimento biométrico, que utilizam características físicas do proprietário da conta (da face, dos olhos, da voz, do sistema circulatório das mãos, das palmas das mãos), até o monitoramento por sistemas inteligentes de CFTV.
A pesquisa também detectou que o Internet Banking registrou crescimento de forma regular nos últimos anos, sendo que em 2011, o aumento foi de 11%. Assim, o registro de contas correntes com Internet Banking atingiu a marca de 42 milhões o que representa 46% das contas correntes do Brasil. Já, em referência ao volume de transações bancárias, 24% de todas as transações ocorreram no Internet Banking, que lidera como canal preferido dessas ações.
Já sobre o Mobile Banking, foi detectado que em 2011 cerca de três milhões de contas correntes foram acessadas por esse canal, número que representa acréscimo de 50% nos acessos em relação a 2010. O uso da telefonia móvel está facilitando a aproximação dos clientes, existentes e potenciais, aos bancos. Segundo pesquisa, já existem mais pessoas que