Internacionalização
2. Quais foram os fatores que contribuíram para o sucesso da empresa em solo norte-americano?
Os fatores que contribuíram para o sucesso da empresa foi que o EUA era o segundo maior mercado mundial para calçados e era o maior importador de calçados brasileiros, excedidos apenas pela China, os EUA constituíam-se no maior importador mundial do produto; o Brasil vendia calçados na faixa de preços intermediários; era a reputação da empresa varejista que garantia a qualidade do produto, a marca tinha que entrar nos Estados Unidos e pertencer aos Estados Unidos que são o país mais aberto para produtos internacionais.
Além desses fatores, os consumidores escolhiam o produto por seus atributos tangíveis, como qualidade percebida, ajuste, estilo e preço. Nesse segmento disputavam empresas de países como Brasil, Tailândia, Vietnã, Indonésia e Portugal.
O sucesso de Constança Basto no mercado americano pode ser avaliado pelo fato de ter sido a única estilista brasileira indicada como finalista do prêmio Melhores Saltos, promovido pelo guia Time Out New York, juntamente com o renomado estilista espanhol Manolo Blahnik e outros nomes famosos como Giuseppe Zanotti e Christian Louboutin.
3. Qual a avaliação que se pode fazer sobre o fechamento da loja de Nova Iorque e a abertura do showroom da empresa?
Foi uma escolha certa a se fazer, porque a loja apresentou a marca para os americanos e trouxe boas experiências e aprendizados. A experiência adquirida nas operações no exterior trouxe aprendizado em vários aspectos das operações da empresa. Inicialmente, as diferenças culturais foram recebidas com surpresa, houve alguns pequenos choques culturais,mas entre pontos positivos estava o fato de que as promessas se cumpriam, fossem relativas à participação em eventos, entrevistas com a imprensa, ou outros aspectos dos negócios. Sair do varejo e ficar no atacado, não tem como manter uma loja com essa situação cambial e a loja já fez o que tinha que fazer.