Interesses difusos e segurança pública
Campus Virtual
|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |
Disciplina: Interesses Difusos e Segurança Pública
Curso: Gestão em Segurança Pública
Professor: Fabricio Berto da Silveira
Nome do aluno:
Data: 17/09/2012
Orientações: ▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas. ▪ Entregue a atividade no prazo estipulado. ▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. ▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Especialista afirma que ocupação desordenada pode causar novas tragédias
(Iara Farias Borges / Agência Senado)
A ocupação urbana indiscriminada, com construção em áreas de risco, foi um dos principais fatores para a ocorrência da tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro. A opinião é do especialista em geotecnia André Pacheco Assis, que participou nesta quinta-feira (20) da reunião da Comissão Representativa do Congresso Nacional convocada para debater a tragédia causada pelas chuvas intensas no Sudeste.
Segundo André Assis, representante da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e professor da Universidade de Brasília, obras construídas e apoiadas em materiais geológicos não recomendados, associadas às atividades climáticas, poderão resultar em mais tragédias. Para ele, o planejamento territorial urbano com mapeamento das áreas de risco e a proibição de construção nessas áreas evitariam catástrofes. Ele também sugeriu a instalação de centros de prevenção nos municípios.
O especialista lembrou que, depois das enchentes em Joinville (SC) e dos deslizamentos em Angra dos Reis (RJ), nos últimos anos, a ABMS elaborou documentos apontando as causa dos desastres e propostas para evitá-las. André Assis garantiu que existe tecnologia disponível para minimizar os desastres climáticos, apesar de não ser possível evitá-los. Ele disse ainda