Interesses difusos e segurança pública
Campus Virtual
|[pic] |Avaliação a Distância (AD) |
Disciplina: Interesses Difusos e Segurança Pública
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública
Professor: Fabrício Berto da Silveira
Nome do aluno:
Orientações: ▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas. ▪ Entregue a atividade no prazo estipulado. ▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. ▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
No âmbito do Direito Constitucional, em se tratando de meio ambiente, o artigo 225 da Constituição Federal é considerado a norma matriz, estabelecendo que: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade para o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." Esta disposição constitucional faz com que o Direito Ambiental adquira uma dimensão infinita em todas as áreas do Direito, qual seja, a partir da previsão expressa constitucionalmente em seus parágrafos e incisos o meio ambiente ganha relevância e proteção do Estado.
Agora, com base no livro didático e pesquisas externas, responda de forma fundamentada os questionamentos abaixo formulados:
1. Na defesa do meio ambiente ecologicamente, matéria de interesses difusos, metaindividuais ou transinviduais, quem são os legitimados legais para proporem a Ação Civil Pública objetivando a reparação e recuperação do dano ecológico? (2,0 pontos)
R - Possuem legitimidade ativa para exercer a ação principal e a ação cautelar: o Ministério Público, a União, os Estados, os Municípios, as autarquias, as empresas públicas, as fundações, as sociedades de economia mista e algumas associações. Caso não venha a propor a ação, o Ministério Público atuará na qualidade de fiscal da