Interdisciplinaridade J
Tal método tem como prática de ensino a integração propriamente dito das disciplinas lecionadas das respectivas séries que vem atrelado a uma atividade prática que envolve um estudo analítico e bem dinâmico deixando aquele ar de ensino maçante e insidioso de outrora que despertando interesses exige dos alunos empenho tal em prol do bom resultado dos estudos práticos e teóricos abordados no tema.
Uma prática que foi integrada no ensino junto com as leis de diretrizes e bases 5.692/71, porém, pouco conhecida e não muito usada. Contudo, está vindo a ser usada com mais frequência a partir da LDB Nº 9.394/96 que veio com novos parâmetros e com algumas revisões em pauta.
Uma importante metodologia de ensino que pode melhorar potencialmente o ensino de crianças, jovens e até adultos com uma simples organização e diligência que pode evidenciar um ótimo aprendizado viabilizando um bom proveito de todos os alunos inserido em sala.
Um trabalho envolvendo a sala toda tem um tema bem atual!... A escassez da água, que dentro desse único tema engloba todas as matérias contidas na série, tais como, geografia, matemática, língua portuguesa, ensino religioso e história pede uma análise crítica do tema estipulado e no final um seminário para expor com exatidão e comprovações teóricas e práticas comprovando o estudo do tal trabalho.
Cada aluno realizará aquilo que mais se identifica; o que aluno gosta de geografia pesquisará qual região mais afetada, o aluno que gosta de contas apontará a porcentagem atual e revisada dos níveis dos reservatórios, o aluno que domina com esperteza a língua portuguesa irá lavrar um texto rico gramaticalmente esclarecendo todas as dúvidas do tema abordado e os alunos que tem prazer em ensino religioso e história trabalham juntos contando toda história e incidência de tal catástrofe natural ocorrida sobre tais regiões e qual a ação religiosa decorrida para ajudar famílias mais necessitadas.
Por fim, montará toda parte escrita