D Spares Medidas
Autora: Fernanda Franklin Seixas Arakaki.
Local e Data: Manhumirim, 13 de março de 2014.
Resumo: Este trabalho apresentará às possíveis diferenças de medidas entre determinados objetos. O procedimento trazido à baila é de suma importância para comprovação de possíveis diferenças nas medições de padrões no cotidiano das pessoas, demonstrado às incertezas que às medidas realizadas podem trazer.
Introdução:
Na física a medida é de suma importância para eventuais comparações de padrões de grandezas da mesma natureza, e tal ação (medir) envolve certezas e incertezas dependendo do aparelho escolhido para o ato de medir. Na verdade, não apenas o aparelho dará esta incerteza, mas também o próprio operador do aparelho pode cometer equívocos no momento da medição. Assim, a pesquisa suscita medir um marcador de quadro branco em diferentes instrumentos de medição (Paquímetro;
Paquímetro digital; Régua decimetrada de 5 dm.; Régua centimetrada de 50 cm. e
Régua milimetrada de 500 mm.), por pessoas diferentes, para demonstrar tanto às certezas quanto incertezas das medidas tanto em relação ao aparelho quanto em relação ao utilizador do aparelho.
Objetivo: Demonstrar as disparidades que podem ocorrer entre medições em um mesmo objeto, por aparelhos e pessoas diferentes.
Metodologia: Para tal experimento será utilizado o método científico (observação, raciocínio e experimento).
Materiais utilizados:
1. Paquímetro;
2. Paquímetro digital;
3. Pincel (marcador para quadro branco);
4. Régua decimetrada de 5 dm.;
5. Régua centimetrada de 50 cm.;
6. Régua milimetrada de 500 mm.;
Medidas experimentais:
Para realizar tal experimento será realizada a medição de um marcador de quadro branco por diferentes instrumentos (Paquímetro; Paquímetro digital; Régua decimetrada de 5 dm.; Régua centimetrada de 50 cm. e Régua milimetrada de 500 mm.) por 3 pessoas diferentes à saber:
Medidora A: Fernanda Franklin Seixas Arakaki (própria pesquisadora);
Medidor B: Felipe Gustavo