Interdiciplinaridade
INTRODUÇÃO
A interdisciplinaridade é uma ferramenta pedagógica e de pesquisa muito usada nos dias atuais, trata-se de um processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Constitui uma associação de disciplinas (Barbosa, 2009).
Salienta-se ainda que a interdisciplinaridade oferece uma nova postura de conhecimento, ela disciplina o aluno a percorrer o conhecimento nas semelhanças conteudísticas das disciplinas curriculares, agiliza uma mudança de atitude em prol de busca do contexto de conhecimento.
Pode-se também afirmar que ela possiblita em seu bojo de atuação garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Convém se atentar para esta linha de pesquisa e ensino como uma ferramenta a mais na aquisição cognitiva dos discentes e no fomento da prática pedagógica dos docentes.
DESENVOLVIMENTO
A interdisciplinaridade é uma forma de se desenvolver o conhecimento a sistematizar as práticas pedagógicas e o campo de atuação das disciplinas no processo cognitivo do aluno.
Pode-se salientar como uma ferramenta no ensino fundamental nas séries iniciais visando dar suporte as déficits educacionais,auxiliando assim um processo de reformulação do ensino.
Segundo Fazenda (1993, p. 41), [...] interdisciplinaridade é proposta de apoio aos movimentos da ciência e da pesquisa. É possibilidade de eliminação do hiato existente entre a atividade profissional e a formação escolar.
Deve-se ter como parâmetro os trabalhos propostos e assim incluir no currículo escolar o papel exercido pela interdisciplinaridade como um recurso a mais em seu bojo de atuação.
Os gestores escolares podem se ater da interdisciplinaridade como um meio de socializar conhecimentos e assim promover uma interatividade de conhecimentos e pensamentos para dar um norte em suas práticas de ensino, o fomento passa a ser trabalhar-se com esta pesquisa interdisciplinar .Segundo LüdKe e André (2001, p. 3), como