Engenharia civil
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
ENGENHARIA CIVIL
1º RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
Leandro Eustáquio Vieira Baêta
Relatório apresentado ao curso de Engenharia Civil-4º período na disciplina Mecânica dos Fluidos sob responsabilidade do professor Jackson de Oliveira Pereira.
OURO BRANCO
MARÇO DE 2013
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVOS 2
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3 3.1. MATERIAIS UTILIZADOS 3 3.2. MÉTODOS DE MEDIÇÃO 3
4.1. RESULTADOS E DISCUÇÕES 4
4.2. RESULTADOS E DISCUÇÕES.............................................................................7
5.1. CONCLUSÃO 5
5.2. CONCLUSÃO 9
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO *
A massa de um fluido em uma unidade de volume é denominada densidade absoluta, também conhecida com massa especifica (kg/m³).
Essa grandeza depende do número de moléculas do fluido na unidade de volume. Portanto, depende da temperatura, da pressão e do arranjo entre as moléculas.
A água alcança sua densidade absoluta máxima a uma temperatura de 3,98ºC. Já o peso especifico da água nessa mesma temperatura também será igual a unidade em locais onde a aceleração da gravidade seja de 9,80m/s² e a pressão de 1atm (760mmHg, 10,33mca ou 0,1MPa). (AZEVEDO NETTO, J. M, ALVAREZ, G. A. 8ª Edição, São Paulo, 1982).
Definimos a massa especifica através da razão entre a massa (m) e o volume (V) ocupado por ela. Matematicamente expressamos a massa específica da seguinte forma: ρ=mV
Onde:
é a massa especifica; m: é a massa em kg;
V: é o volume em m³ .
OBJETIVO
A prática teve por objetivo a determinação, experimental da massa específica da água, e a vazão (volumétrica e mássica) no laboratório.
PROCEDIMENTO ESPERIMENTAL
MATERIAIS UTILIZADOS * Béquer; * Proveta; * Balança digital; * Termômetro; * Balão volumétrico; * Decímetro com escala graduada; * Vasilhame com volume 2L; * Bacia. 3.2 MÉTODOS DE MEDIÇÃO
Primeiramente